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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Sua Empresa Está Sozinha?



Preços melhores, redução do risco e investimento na exploração de novas oportunidades, mais competitividade, maior força política. Estes são apenas alguns dos resultados que uma empresa pode alcançar ao superar a resistência em dialogar com seus concorrentes e similares e participar do associativismo.

A empresa isolada corre o risco de não ter a mesma facilidade no acesso aos benefícios que os associados de uma determinada classe possuem, levando-a a ser menos competitiva que as demais - o que pode diminuir sua margem ou até dificultar seu acesso ao mercado. 
Muitos preconceitos e ideias equivocadas cercam o associativismo. O fato de se estar frente a frente compartilhando ideias e realizando ações conjuntas com nossos concorrente (ou com alguma empresa que *ACHAMOS* que seja nossa concorrente) é, inicialmente, um tanto desconfortável. Mas ocorre que esta é uma barreira temporária, e extremamente pequena diante dos benefícios que podem ser obtidos após esta etapa.

Um dos principais benefícios do associativismo, quando ocorre a aquisição de produtos e/ou serviços comuns a todos, é o ganho de escala - e consequentemente do poder de barganha perante os fornecedores. Isso faz com que todos os associados ganhem melhores preços na hora de pagar.

Além disso, este fator não se aplica somente a produtos. A difícil garimpagem de mão-de-obra qualificada faz com que as empresas cada vez mais queiram formar seus profissionais, e consequentemente investir em sua capacitação. É uma matemática simples: a empresa pode enviar seus profissionais a São Paulo, por exemplo, pagando um alto custo para mandar seus profissionais para lá, e isso sem mencionar o tempo deles que será perdido com o deslocamento; ou uma associação da qual a empresa faz parte pode trazer as pessoas que ministrar o treinamento aqui, diluindo os honorários e despesas entre todos e fazendo um preço muito mais acessível. Já vi economias de até 80% dos custos com este tipo de ação.

Além disso, o associativismo também aumenta a força política. Se por um lado é muito difícil a reivindicação de uma empresa isolada ser atendida pelo poder público, por outro lado um grupo de empresas tem grande facilidade em ser ouvido. Isso ajuda a resolver problemas comuns a todos ou à maioria.

Todos estes benefícios juntos geram SINERGIA. A Sinergia nada mais é do que um conjunto coordenado de esforços comuns que pode produzir um resultado superior à soma dos resultados dos esforços isolados. Adoro as palestras da Fundação CERTI, onde os palestrantes costumam dizer que "onde há SINERGIA 2 + 2 pode ser 5 ou muito mais".

Outro benefício trazido pelo associativismo é a possibilidade de se trabalhar voluntariamente nele, o que trás um grande crescimento e amadurecimento pessoal, e proporciona uma visão mais ampla do setor. Além disso, a aproximação dos diretores de empresas distintas gera um comportamento de mercado mais ético e torna a concorrência mais leal, beneficiando todas as empresas e a imagem do setor como um todo.

Além das associações formais propriamente ditas, existem outros instrumentos para o associativismo. Um deles é o programa Empreender, promovido pela CACB - a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Este programa agrupa empresas do mesmo segmento dentro de Associações Comerciais/Empresariais, e cria os chamados núcleos setoriais, onde seus participantes reúnem-se periodicamente para discutir problemas comuns e buscar soluções. 


Então, diante de todos estes benefícios, ainda é válido isolar-se de seus concorrentes?

Palavras-Chave: Associativismo, Sinergia, Opinião

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