COMPARTILHE!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Por que o Planejamento parece não funcionar?


Você já teve a experiência frustrada de fazer um planejamento, seja em nível estratégico, tático ou operacional, ou até mesmo pessoal, e simplesmente não dar certo? Ou já ouviu inúmeras pessoas dizendo que planejamento é "balela", que não funciona, ou coisas similares? Vou explanar sobre os maiores erros cometidos no planejamento estratégico em minha opinião.


Em primeiro lugar, este texto toma como base minha pequena e humilde experiência com planejamento, além de muita coisa que já assisti como "expectador", ou mesmo ouvi da experiência de amigos próximos. Mas vale ressaltar que nada é verdade absoluta, e que planejamento envolve risco, algo que no máximo pode ser minimizado, mas nunca totalmente eliminado.

Erro 1 - Achar que tudo vai dar 101% certo na primeira vez.

Começo o texto com o item que eu acho o mais complexo. Se você quer mesmo acertar tudo no primeiro planejamento, não o faça sozinho: contrate um consultor que conheça muito bem o seu negócio. Não tem dinheiro, não quer ou não há um consultor disponível que conheça o seu negócio? Então faça ciente de que vais errar.

Claro que se você já está no negócio e suas atividades há mais tempo já deve conhecer suas particularidades, e quanto melhor conhecê-las mais perto ficará de acertar. Por exemplo, já ter índices de vendas para o negócio ajuda a fazer projeções de receita mais precisas, e já conhecer bem os custos de determinadas operações ajuda a conhecer melhor as despesas. Estes dois itens tem um grande impacto no resultado final!

O mais importante é saber que o processo é contínuo, e que planejar é como tiro-ao-alvo: você não acerta no primeiro tiro se não for um atirado profissional. Você dá o primeiro tiro alguns metros para a esquerda. No segundo tiro você passa mais perto, no terceiro mais perto ainda, e assim vai até começarem a vir os acertos no centro do alvo.  

Erro 2 - Planejamento não é algema!

Elaborar um plano e segui-lo não significa que ele não sofrerá modificações ao longo da execução. Quando eu jogava xadrez meu treinador já dizia: "o adversário também joga". Ele não só queria dizer que deveríamos analisar os potenciais passos do "adversário" (que aqui eu chamaria de ambiente externo), mas também que é humanamente impossível prever todos os cenários, e que em alguns momentos um cenário nunca imaginado ocorrerá! Isso significa que é preciso saber pegar a caneta e riscar itens do plano, e substituir por outros. 

Erro 3 - O planejamento de enfeite de gaveta.

Este é clássico! Existem pessoas que pensam que o planejamento é uma espécie de "varinha mágica", e que uma vez elaborado fará com que as coisas milagrosamente aconteçam. Não conquistar as partes envolvidas com o plano, não monitorá-lo periodicamente, ou não dar prioridade às suas ações são atitudes que fazem um planejamento só servir para enfeitar a gaveta e mantê-la cheia de papel. 

A questão de conquistar as partes envolvidas é obvia: nunca dá certo fazer algo em que não se acredita. Se você planejar uma viagem de lua de mel para o Alasca e sua esposa não gostar de frio você terá um problema. O mesmo diz-se da empresa que tem uma meta de vendas na qual os colaboradores não acreditam (e acredite - no comércio isso é muito, muito, muito comum). Por isso é importante fazer o planejamento da lua de mel junto com sua esposa, e fazer o planejamento da empresa - seja em qual nível for, junto aos colaboradores envolvidos no processo, e sempre sabendo ouvir.

Erro 4 - Tentar saber tudo de antemão: o planejamento que nunca acaba.

Há um ditado que diz: "a pressa é inimiga da perfeição". Eu sempre digo brincando que a perfeição não só é inimiga da pressa, mas também da viabilidade, da qualidade e da eficiência. O planejamento já é feito estando-se ciente de que ele sofrerá desvios de percurso. O que você puder mapear facilmente faça, o que não puder mapear não mapeie. Não podemos ficar procurando chifres em cabeça de cavalo, possíveis acontecimentos que não existam, ou outras coisas com as quais nos deparamos quando queremos saber o que vai acontecer de antemão. Se você quer adivinhar o futuro, o planejamento é a ferramenta errada: tente o tarô ou a bola de cristal.

É claro que o planejamento tem que ser completo, prevendo todas as áreas da empresa. Mas não adianta ter o "planejamento perfeito" se ele só terminar de ser feito quando a empresa tiver falido por seus diretores não saberem ser práticos.

Erro 5 - O ego na análise ambiental.

Enquanto eu penso que devamos superestimar as fraquezas e as ameaças, e subestimar os pontos fortes e as oportunidades, tem muita gente que faz o contrário. "Ahh, imagina, eu tenho a melhor empresa do mundo, aqui não temos fraquezas". Não saímos do chão se não reconhecermos em que somos ruins e temos que melhorar. 

Erro 6 - O planejamento que ninguém entende.

Este muitas vezes vem até de consultores que nada sabem sobre a empresa e saem fazendo planos. Ou ainda vem daquele diretor que esquece que outras pessoas precisam entender o planejamento. Um plano deve ser um documento simples, com objetivos e metas simples e claros que toda a equipe entenda. 

Erro 7 - O planejamento inespecífico.

Vamos supor que seu planejamento tenha um objetivo ou meta assim: "Aumentar carteira de clientes na região centro-oeste". Se o seu vendedor fizer UMA nova venda e a empresa não perder nenhum cliente o objetivo pode já estar alcançado para e equipe. Se você quer uma carteira de clientes maior, precisa saber o QUÃO MAIOR você a quer, ou do contrário qualquer aumento basta. 

Não fica muito melhor ter um objetivo ou meta: "Aumentar em 20% a carteira de clientes da região centro-oeste"? Assim você sua equipe sempre saberão de forma consensual se foi alcançado ou não, e quanto falta para chegar no desejado. 

Espero que o texto seja de valia para todos!

Nenhum comentário: