COMPARTILHE!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Objetivos e Metas S.M.A.R.T - Série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO - Parte 3

Quem pensa que pode administrar seu tempo sem saber o que quer fazer com ele corre o risco de cair facilmente no problema de investir tempo em algo sem relação com o que quer-se alcançar. Simplesmente fazer atividades descoordenadas significa, na maioria dos casos, um incremento na possibilidade de se desperdiçar tempo. Este texto, embora direcionado à série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO, pode ser lido também isoladamente.

É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre a famosa sigla "SMART", que com certeza quem participou do EMPRETEC, no SEBRAE, já está saturado de ouvir falar. A palavra SMART significa "inteligente", ou ainda "esperto". Mas ela tem um significado a mais sobre o qual falaremos agora, que define como deveríamos elaborar todo objetivo e/ou meta a se buscar.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Faça MUITO MAIS com seu TEMPO - Parte 2


Continuando a série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO, abordaremos neste texto alguns tópicos referentes às principais classificações das atividades que surgem em nosso dia-a-dia, e a como abordá-las. Entenderemos também como nossa decisão influencia de forma dificilmente perceptível no bom ou mau aproveitamento do tempo. Isto vai de encontro aos temas vistos no artigo anterior, especialmente no que diz respeito às prioridades.

Mantendo os objetivos anteriores desta série, informo ainda que ela teve seu título alterado por razões explanadas nesta nota.

NOTA: Mudança de título de série

Comunico que a série de artigos 'Você dono de seu TEMPO' terá, à partir de agora, o nome 'Faça MUITO MAIS com seu TEMPO!'. A mudança deve-se ao fato do antigo título ser muito similar ao nome de um livro comercial, e como não temos vínculo algum com o mesmo, preferimos modificar este título para evitar uma eventual falsa associação, que seria prejudicial à série e ao próprio livro.

Palavras-Chave: Feijoeiro, Comunicados

Sobre o autor:
Curriculum Vitae
Site Pessoal
RECEBA NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL:
Digite seu endereço de e-mail:


Provido por FeedBurner

Leia o Feijoeiro no e-mail, leitor de RSS ou celular

Agora o leitor do Feijoeiro poderá receber de formas nossos textos. Além da tradicional leitura pelo computador, o blog pode ser lido via e-mail, leitor de RSS e celular.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Faça MUITO MAIS com seu TEMPO - Parte 1


Feijoeiro - Dos Grãos de
Feijão ao Relógio de Ouro

Falta de tempo. Estresse. Excesso de atividades. Lista de pendências enorme. Estes são alguns dos sintomas que indicam que você pode não estar aproveitando corretamente seu tempo. Vamos mostrar um possível caminho para a solução deste problema no Feijoeiro, durante a próxima semana.

O objetivo é apresentar medidas simples que se aplicadas melhorem a qualidade do uso do tempo do leitor. Se você não sabe se administra bem o seu tempo, provavelmente não visitou nossa página com o teste para saber o perfil de uso do tempo.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

VOCÊ dono do seu TEMPO - Pré Anúncio

Feijoeiro - Dos Grãos de
Feijão ao Relógio de Ouro
Faça também este teste!
Estão prestes a serem publicados os artigos da série "VOCÊ dono do seu TEMPO". A série tem previstos cinco artigos contemplando o tema Administração do Tempo, além de assuntos complementares. Para ir de acordo com os princípios de agregação de valor no conteúdo propostos no texto Qualidade e Alto Valor Agregado, as publicações serão precedidas por um "ensaio" dos leitores quanto a sua disponibilidade de participar.

A novidade está no fato de que a relevância ou não da publicação dos artigos será decidida pelo leitor, que decidirá votando ou na publicação do artigo através do compartilhamento do pré-anúncio no Facebook. Medir a relevância do conteúdo é de extrema importância, pois a interatividade que o artigo receberá, e o consequente conhecimento que este trará ao leitor são frutos diretos da relevância.

Intenções de Qualidade e Alto Valor Agregado


Um dos objetivos que tenho em escrever o Feijoeiro é compartilhar conhecimentos agregando um alto valor ao leitor. E para agregar valor junto ao conhecimento, a melhor forma que vejo é fazer as pessoas participarem da construção. Por este motivo tenho trabalhado para fazer nosso leitor interagir mais com o blog, e pelo mesmo motivo utilizamos do Facebook e do Twitter desde a criação desta página. Para que o leitor entenda melhor nossos princípios, decidi escrever aqui como pretendo fazer para o público interagir mais, e quais as razões destas ações.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TESTE: Descubra seu perfil de uso de tempo

Você administra bem seu tempo? Antes de começar a publicar a série de textos "VOCÊ dono de seu tempo", resolvi criar este teste. Peço desculpas por não ser "aquele teste" todo dinâmico, mas vale o esforço de se fazer um trabalho um pouco mais manual. Eu procurei inovar neste teste em relação aos mais comuns que vemos por aí, pois tentei mapear alguns perfis de uso de tempo, e não apenas dizer se você o gerencia bem ou não.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Esforço e Resultado: A proporção 80:20



Como estou preparando o primeiro artigo da série Administração do Tempo, não posso deixar de antes abordar este tema tão importante. Muitas vezes perdemos tempo realizando atividades que não dão resultado algum. Muitas vezes eu vejo pessoas queixando-se sobre matar-se trabalhando, enquanto um "fulano" não faz "praticamente nada" e é muito mais reconhecido, tem um maior salário, etc. Será que não estamos fazendo as coisas erradas?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Por que o Planejamento parece não funcionar?


Você já teve a experiência frustrada de fazer um planejamento, seja em nível estratégico, tático ou operacional, ou até mesmo pessoal, e simplesmente não dar certo? Ou já ouviu inúmeras pessoas dizendo que planejamento é "balela", que não funciona, ou coisas similares? Vou explanar sobre os maiores erros cometidos no planejamento estratégico em minha opinião.


Em primeiro lugar, este texto toma como base minha pequena e humilde experiência com planejamento, além de muita coisa que já assisti como "expectador", ou mesmo ouvi da experiência de amigos próximos. Mas vale ressaltar que nada é verdade absoluta, e que planejamento envolve risco, algo que no máximo pode ser minimizado, mas nunca totalmente eliminado.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Sua Empresa Está Sozinha?



Preços melhores, redução do risco e investimento na exploração de novas oportunidades, mais competitividade, maior força política. Estes são apenas alguns dos resultados que uma empresa pode alcançar ao superar a resistência em dialogar com seus concorrentes e similares e participar do associativismo.

A empresa isolada corre o risco de não ter a mesma facilidade no acesso aos benefícios que os associados de uma determinada classe possuem, levando-a a ser menos competitiva que as demais - o que pode diminuir sua margem ou até dificultar seu acesso ao mercado. 

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Seu veículo pega seu bolso desprevenido?



Se você respondeu sim a esta pergunta, certamente está equivocado sobre os custos de seu veículo. É um erro comum. Eu, por exemplo, já desconheci e em outros momentos já negligenciei este assunto no passado.
Um exemplo é fazer “aquela viagem”, e calcular o custo com base combustível. É um problema invisível: se gasta mais cedo com a manutenção do veículo sem haver programação financeira para tal!
Este texto divide algumas experiências com custos para mostrar às pessoas como saber quanto custa seu quilometro rodado. Dificilmente paramos para imaginar que a gasolina propriamente dita pode ser menos da metade do custo, e que esta relação varia muito de veículo para veículo. Certamente o vendedor de seu carro só te disse que ele fazia “x” quilômetros por litro, mas não te disse quanto do pneu você gastava a cada 10 km.