COMPARTILHE!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mudança de Hábito - Desafio dos 21 dias

Você considera-se um a pessoa forte, batalhadora, que luta por seus objetivos? Um verdadeiro guerreiro na luta diária para melhorar a própria vida? Então continue lendo, este texto é para você!

Nossos hábitos e comportamentos tem grande responsabilidade sobre o que nós somos, afetando também nossos resultados. Mas nem sempre é fácil definir hábitos e comportamentos a serem seguidos. Por isso, este artigo vai apresentar um desafio para nos levar às desejadas mudanças. Preparados, guerreiros?
A comédia "Mudança de Hábito" expõe o desafio enfrentado por Dolores para mudar seus hábitos e transformar-se em "Irmã Mary Clarence" - adotando os hábitos de uma freira para sua própria segurança. É uma mudança necessária, porém marcada pelas dificuldades e pela própria resistência da pessoa que quer mudar.

No nosso cotidiano, as mudanças não acontecem de forma diferente: mesmo quando não temos a menor resistência à mudança, os velhos hábitos parecem ser automáticos e difíceis de se reverter. Seja qual for o hábito que precisemos adquirir para melhorarmos nossas vidas, sempre é difícil - não importa se a sua necessidade seja fazer exercícios físicos regulares, estudar, alimentar-se melhor, pensar de forma mais positiva, ou tratar melhor as pessoas.

Por este motivo, lanço aqui no blog o "Desafio dos 21 dias". Maxwell Maltz, pai da Psico-Cibernética, escreveu em sua obra "Psycho-Cybernetics", a respeito dos experimentos que fez enquanto cirurgião plástico. A primeira experiência constatou que um paciente com uma parte do corpo amputada leva cerca de 21 dias para deixar de sentir dores no local, e para o corpo habituar-se a não ter mais aquele órgão ou pedaço. Logo após, Maltz fez experimentos que constataram, também, que além da falta de uma parte do corpo, nosso corpo e mente levam 21 dias para adotarem um habito como parte de nossa vida.

Esta conclusão, popularmente chamada de "Teoria dos 21 dias", parece explicar razoavelmente por que as pessoas que fazem exercício, por exemplo, sentem falta de fazê-los quando deixam a prática, e por que as pessoas que não fazem exercício custam tanto a adotar o hábito.

Agora vou apresentar algumas ideias minhas, mas os mais afobados podem pular a leitura, se assim desejarem!

O que dificulta a adoção dos novos hábitos?

Fiz uma pesquisa simples entre amigos, com um pequeno questionário que vocês podem ver aqui. Segundo os meus 32 amigos que responderam, na pergunta aberta que questionava quais novos hábitos mudariam significativamente a vida deles se adotados, 72% das respostas incluíam, de alguma forma, atividades físicas. Como as respostas eram abertas e havia o encorajamento para listar mais de um item nesta pergunta, apareceram outros itens bastante repetidos (similares agrupados), como dormir mais cedo e outros hábitos relacionados ao sono (41%), mudanças de hábitos alimentares (31%), leitura e/ou estudo (31%), melhor organização dos horários (19%), entre outros de menor frequência.

Segundo as respostas, os fatores (múltipla escolha) mais indicados como dificultadores para a adoção destes hábitos seriam falta de disciplina (59%), falta de tempo (59%), falta de vontade (41%), falta de incentivo (31%), e falta de instrumentos/ferramentas/recursos (19%). As opções outros e discordância de outras partes envolvidas não foram marcadas por nenhuma das pessoas. 

Então, o desafio propõe-se a resolver, dos problemas apresentados, a questão da falta de disciplina. Para aqueles que não o fazem por falta de tempo, vou recomendar a leitura da série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO. E aos que argumentarem que não tem tempo nem para ler a série, vou recomendar a leitura deste texto

Para os amigos que tem a falta de vontade, infelizmente, eu não tenho nada a fazer. Aliás, em alguns momentos minha vida teria sido muito melhor se houvesse um "remédio" para isso, pois também sou ser humano e sei como é brabo aquele momento em que sabemos que deveríamos querer algo, mas não o queremos de fato. O mesmo posso dizer aos que apontam falta de instrumento/ferramentas/recursos: infelizmente não há o que se fazer!

Agora para aqueles que apontaram falta de incentivo, considerem este desafio como meu humilde incentivo!.Espero que sirva para você!!

Pondo a Teoria à Prova

Lancei este "desafio" para que coloquemos - eu, juntamente com você leitor, a Teoria dos 21 dias à prova. O desafio consiste em EXPERIMENTAR um novo hábito por 21 dias. Vamos trocando nossas experiências e dificuldades através do Facebook, twitter e de comentários no blog. Afinal, o que temos a perder tentando? No máximo um pouquinho de tempo por 3 semanas, mas se funcionar teremos o tão sonhado novo hábito em nossas vidas.

Como vai funcionar?

Antes de detalhar o funcionamento, vou pedir ao leitor que concorde - se lhe parecer fazer sentido, com as seguintes sugestões que vou propor:
  1. Esteja convencido de que quer adotar o novo hábito em questão, decidido a começar o desafio, e comprometido em fazer tudo o que for viável para alcançar a meta. Se não estiver, sem problemas, tudo tem seu momento, e talvez o seu não seja para isso agora.
  2. Adote como novo hábito algo que proporcione prazer e que você gosta! Caso contrário, uma hora ou outra você hesitará! Se você ainda não sabe se gosta ou não, experimente durante 21 dias!
  3. Anuncie nas redes sociais e/ou conte para os amigos e familiares que está fazendo o desafio. Publique algo a cada dia do desafio, contando os avanços e/ou dificuldades que teve. Quando assumimos publicamente um compromisso temos mais dificuldades para hesitar; quando compartilhamos os avanços incentivamos outras pessoas; e quando expomos abertamente as dificuldades obtemos a ajuda de quem menos esperamos.
  4. Não tente abraçar o mundo! Evite tentar adotar mais de um hábito novo por vez. Escolha um hábito, e se for uma prática muito grande ou complexa, divida-a em práticas menores, e adote uma por vez. Quanto mais radical e brusca for a mudança, mais resistência parecemos ter. Prefira mudar uma coisa por vez, mas mudar definitivamente!
  5. Escolha algo com significado, ou que possa trazer algo relevante PARA VOCÊ! Não tente adotar hábitos que não reflitam algo que você almeje. Não podemos adotar um novo hábito com o qual não concordamos, só por que algum terceiro lhe pediu ou ordenou. A decisão precisa ser EXCLUSIVAMENTE SUA!
  6. Não encontre desculpas! Se falhar um dia ou qualquer outra coisa ocorrer, lembre-se: só você pode decidir o que fazer e o que não fazer. Apareceu algum imprevisto e eu não fiz minha atividade naquele dia? Tudo bem, este imprevisto deve ser mais importante para você do que o novo hábito. Por que não recomeçar? Agora se for algo menos importante do que o novo hábito, ignore suas objeções em realizar a atividade naquele dia! Arregace as mangas e mãos à obra: depois de começar você não vai querer parar!
  7. Eventualmente podemos faltar à atividade durante um dia. Se isso acontecer nos primeiros sete dias, não tenha vergonha de tropeçar e começar novamente. Mas recomece! Nos primeiros dias isso é fácil de acontecer, e ainda não repetimos por tempo suficiente o hábito. Já se isso ocorrer pela primeira vez do 8º dia em diante, avalie você mesmo. Se achar que prejudicou o "costume", recomece. Caso contrário, siga sem falhar na próxima vez. Mas tente identificar por que falhou aquele dia, e faça de tudo para evitar falhar novamente!

Como falei antes: são sugestões. Faça como você preferir! Eu as seguirei à risca.

Cada um pode participar da forma que quiser. Para quem estiver disposto a adotar nossas sugestões e participar do desafio conosco, aqui vão as instruções:
  1. Publique o anúncio de sua participação em seu facebook, twitter, orkut, blog, site pessoal e/ou qualquer outro lugar que lhe sirva de meio de comunicação com seus amigos! Quem participar por FACEBOOK, não esqueça de iniciar a publicação com este texto: '@[204519656310358:0]: INICIANDO O DESAFIO DOS 21 DIAS'. Isso vai marcar a página do Feijoeiro na sua publicação, e fará nossos leitores saberem que você iniciou o desafio. Já quem prefere o TWITTER, pode começar a publicação com o texto: 'INICIANDO #desafiodos21dias @feijoeiroblog'. A finalidade é a mesma! Já para quem utilizar outro meio social, aponte o endereço desta página na publicação, e não esqueça de publicar aqui um comentário indicando aonde está publicando as informações do desafio!
  2. Coloque no anúncio as seguintes informações: a) hábito a ser adotado; b) uma breve justificativa do significado dele para você (opcional); e c) suas considerações pessoais.
  3. Consiga uma "borrachinha", ou uma daquelas "tirinhas" para colocar no seu pulso - para lembrar-se do compromisso do desafio. Algo que seja desconfortável. Se você não utiliza relógio de pulso você pode também utilizar um. Se você já utiliza, troque-o de braço! Você vai levar os mesmos 21 dias para deixar de "estranhar" algo novo e "desconfortável" em seu pulso. Seja lá o que você escolher utilizar, não tire do pulso durante o período todo!!
  4. Diariamente, publique seu relato informando: a) em qual dia do desafio você está; b) se você fez ou não a atividade naquele dia; c) se você não tiver realizado a atividade, justifique - e se tiver realizado, informe se foi difícil, se houve vontade de não fazer a atividade, e se ela foi satisfatória para você; d) suas considerações pessoais sobre a atividade.
  5. Não esqueça na hora de escrever seu relato: se for por FACEBOOK, inicie-o com o texto:  '@[204519656310358:0]: DESAFIO DOS 21 DIAS'; se for pelo TWITTER: '#desafiodos21dias @feijoeiroblog'; e se for em seu blog, site ou qualquer outro meio, o endereço desta página!
  6. No 22º dia, publique a conclusão do desafio. Informe: a) se as atividades foram cumpridas a risca ou se houveram falhas; b) se você se sente com o hábito; c) se a experiência foi legal para você.
  7. Após a conclusão, procure informar mensalmente se ainda segue o hábito adotado, ou se foi algo momentâneo. Será gratificante conhecer seus resultados, e encorajador para outras pessoas se eles forem positivos!
  8. Se gostar, indique para seus amigos!!
E então? Encara o desafio?


Palavras-Chave: Desafios, Comportamento, Mudança de Hábito, Desafio dos 21 dias, Jogos Sociais

Sobre o autor:
Curriculum Vitae
Site Pessoal
RECEBA NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL:
Digite seu endereço de e-mail:


Provido por FeedBurner

7 comentários:

brunOld disse...

Conforme o anúncio de ontem em meu Facebook e meu Twitter, iniciei hoje o DESAFIO DOS 21 DIAS.

Minha postagem diária ocorrerá no Facebook e no Twitter, e postarei um 'resumo' periódico aqui no blog.

Quem quiser acompanhar meu desafio, sinta-se à vontade!!

Professora Tati disse...

Vi o desafio hj e estou disposta a começar a partir de amanhã. Vou começar por mudar meus hábitos alimentares.

Anônimo disse...

Comecei hojeeeee !estou animada e preciso deixar de consumir besteiras ,tenho que mudar minha alimentação mi deseje sorte amigos!

Aruam Raliv disse...

Sou Psicóloga e já participei de um grupo de especialistas que dava assistência a pessoas que queiram e necessitavam emagrecer visando principalmente a saúde. Então uma das técnicas que utilizavamos com essas pessoas era exatamente o desafio dos 21 dias. Hoje quando quero mudar algum hábito ou adquiri um novo , utilizou TB essa técnica. Recomendo porque funciona mesmo. Beijos

Aruam Raliv disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aruam Raliv disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aruam Raliv disse...
Este comentário foi removido pelo autor.